quarta-feira, 2 de março de 2011

Charles Chaplin: o maior gênio do cinema


Charles Spencer Chaplin (16 de Abril de 1889 - 25 de Dezembro de 1977) conhecido mundialmente como Charlie Chaplin ou Carlitos no Brasil, foi um dos maiores gênios do cinema de todos os tempos. Durante a ''Era de Ouro do Cinema'' foi um dos mais famosos atores e considerado na época como ''O homem mais conhecido no mundo'‘. Perseguido por mais de 20 anos por J. Edgar Hoover e pelo macarthismo, foi acusado de ser comunista por causa de algumas idéias políticas em alguns de seus filmes (pelo menos eram o que viam seus inimigos), o que acabou causando a sua expulsão dos Estados Unidos. Durante seu exílio, viveu na Suíça.
Chaplin nunca recebeu um Oscar como diretor e ator, embora tenha recebido um Oscar Especial por ''The Circus''(1928). Um Oscar de melhor música por ''Luzes da Ribalta'' (1952), que só viria a receber em 1972, pois na época do prêmio não pode receber devido às perseguições políticas. Injustiça?Para muitos sim, mas isso não tira de forma alguma o brilho desse gênio do cinema. E como é dito no vídeo da premiação; '‘... Chaplin, o tempo é seu melhor amigo... ''.
Porém, em 1972 ele recebeu da Academia um Oscar Honorário pelas suas realizações ao cinema. Embora eu considere que isso tenha sido feito tarde demais, antes tarde do que nunca. Essa pra mim é uma das premiações mais emocionantes de todos os tempos do Oscar. Assistam e vejam como ele foi ovacionado, aplaudido, idolatrado e emocionou muitos dos que estavam presentes naquele dia e para quem assistiu pela televisão também.
Assistam o vídeo da premiação honorária de Charles Chaplin em: http://www.youtube.com/watch?v=J3Pl-qvA1X8&feature=relmfu.
Emocionem-se!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário