sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Corrida pelo Oscar 2011

A lista com os indicados ao maior prêmio da indústria cinematográfica foi anunciada na manhã do dia 25 de janeiro último. Sem muitas surpresas em relação aos nomes e títulos que figuram na lista, o Oscar deste ano manteve a mudança que passou a valer desde o ano passado quando dez filmes puderam concorrer ao prêmio de Melhor Filme e não somente cinco como nas edições anteriores. Desse modo, filmes de animação como “Up- Altas Aventuras” no ano passado, e “Toy Story 3” neste ano que frequentemente ficavam de fora da categoria em questão, podem ter seu momento de glória ao concorrer de igual para igual com filmes como “O Discurso do Rei – (The King’s Speech)”, “Cisne Negro - (Black Swan)”, “Bravura Indômita – (True Grit)”, “A Origem – (Inception)”, dentre outros.
Em relação às surpresas nas indicações deste ano, a categoria Melhor Filme apresenta algumas. O maior número de indicações ficou com a produção inglesa “O Discurso do Rei" que concorre em 12 categorias incluindo Melhor Filme, Direção, Ator Principal e Atores Coadjuvantes. Na verdade, essa surpresa deve-se ao fato de que muita gente esperava que o badalado “A Rede Social – (The Social Network)” de David Fincher que já havia ganhado o Globo de Ouro de Melhor Filme. Por outro lado, é importante lembrar que o favoritismo para com “O Discurso do Rei” pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood – AMPAS, deve-se ao fato de ele ter sido premiado pelo Sindicato dos Produtores deste ano. Outro filme que surpreendeu foi “Inverno da Alma – (The Winter’s Bones)” da diretora estreante Debra Granik e que custou apenas US$ 2 milhões. O filme ainda concorre aos prêmios de Melhor Atriz para a novata Jennifer Lawrence, Melhor Ator Coadjuvante para o desconhecido John Hawkes e Melhor Roteiro Adaptado. For fim, os irmãos Joel e Ethan Coen podem repetir o feito de “Onde os Fracos Não Têm Vez – (No Country For Old Men)” com o filme “Bravura Indômita” que concorre à estatueta em 10 categorias.
As performances dos atores e atrizes é algo que costuma deixar os críticos e os apreciadores da sétima arte em geral cheios de curiosidade e expectativas. Neste ano, o mexicano Javier Bardem pode abocanhar seu segundo Oscar pela interpretação de um doente terminal de câncer na produção “Beautiful” sob direção do também mexicano Alejandro González Iñárritu de “Babel”. Disputam o prêmio nessa categoria atores experientes como Jeff Bridges por “Bravura Indômita” e que levou o prêmio no ano passado, Colin Firth por “O Discurso do Rei” obteve sua segunda indicação e é o favorito ao prêmio por sua interpretação do rei gago George VI que é obrigado a assumir o trono inglês. Os novatos e estreantes à indicação nesta categoria são Jesse Eisenberg por “A Rede Social” e James Franco por “127 Horas – (127 Hours)” do diretor inglês Danny Boyle. Concorrem a Melhor Atriz Annette Bening por interpretar muito bem uma lésbica em “Minhas Mães e Meu Pai – (The Kids Are All Right)”, Nicole Kidman por “Reencontrando a Felicidade - (Rabbit Hole)”, Jennifer Lawrence por “Inverno da Alma – (Winter's Bone)”, Natalie Portman, favorita por “Cisne Negro – (Black Swan)”, Michelle Williams por “Namorados para Sempre – (Blue Valentine)”.

A partir de amanhã vou postar uma crítica por dia sobre cada um dos dez filmes indicados a Melhor Filme. Por favor, não deixem de comentar!

Assista ao vídeo com o anúncio oficial dos indicados ao Oscar 2011 e confira.

Obs.: Postei dois vídeos. O primeiro em Língua Inglesa e o segundo em Língua Portuguesa. Escolha o de sua preferência e assista!




Confira a lista completa em: http://oscar.go.com/

2 comentários:

  1. Oi Lauro!
    Gostei muito do seu texto.
    COmo vc já sabe, estou torcendo para A Origem ganhar como melhor filme, mas acredito que o Discurso de rei ganhará (ainda não o vi).
    Em relação a melhor atriz, acredito que Natalie Portman (Cisne Negro) ganhará bem sua belissíma e instigante atuação.
    Grande abraço.
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ana!
    Prefiro que "O Discurso do Rei" ganhe e não "A Rede Social" como acreditam alguns. Em relação à Melhor Atriz, a Natalie Portman tem uma concorrente fortíssima qu eé Annete Benning. Ela já concorreu várias vezes e nunca levou o pr~emio. Sabe-se que a academia gosta de fazer justiça em relação a isto. Lembr ao caso de Julia Roberts em "Erin Bronkovich - Uma Mulher de Talento"? Expectativas à parte, o melhor é esperar o di ada premiação.
    Abraço,
    Lauro

    ResponderExcluir