segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"O discurso do rei" é vencedor do Oscar e leva estatueta de melhor filme


             
              A cerimônia do Oscar, que aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, neste domingo (27/02), prezou a boa distribuição de prêmios, sem um grande vencedor. Vencedores foram os já esperados. "O discurso do rei" foi considerado o melhor filme. A produção derrotou o também favorito "A rede social", que ficou apenas com os prêmios de roteiro adaptado e trilha sonora. O filme de Tom Hooper, aliás, ao lado de "A origem", foram os que levaram mais estatuetas: cada um com quatro prêmios. Já "Bravura indômita", que concorria a dez categorias, saiu sem nenhuma vitória.
              Os prêmios de melhores atores foram para Colin Firth por "O discurso do rei" e Natalie Portman por "Cisne negro" e os de melhores coadjuvantes para Melissa Leo e Christian Bale, ambos indicados por "O vencedor".
              A festa começou com um vídeo estrelado pelos anfitriões Anne Hathaway e James Franco brincando com os filmes indicados. Eles são os apresentadores mais jovens da história da premiação. Brincando com "Minhas mães e meu pai" e "Cisne Negro", que tem cenas de homossexualismo, Anne Hathaway soltou: "Esse é um grande ano para as lésbicas!" Passadas as brincadeiras iniciais, Tom Hanks subiu ao palco para entregar os primeiros prêmios. Melhor direção de arte foi para "Alice no país das maravilhas" e fotografia foi para "A Origem". A cerimônia começou amarga para "A rede social" e "O discurso do rei", os favoritos.
              Em seguida, o bem humorado Kirk Douglas anunciou a vencedora do prêmio de melhor atriz coadjuvante: Melissa Leo, por "O vencedor", como todos já esperavam. Então, Justin Timberlake e Mila Kunis aparecerem para anunciarem os vencedores de melhor animação em curta metragem, que foi para "The Lost Thing" e melhor longa animado para "Toy Story 3". Nenhuma surpresa. A Academia seguiu a mesma linha nos prêmios de melhor roteiro, apresentados por Javier Bardem e Josh Brolin. O adaptado foi para "A rede social" e o original para "O discurso do rei", que já tinham sido premiados pelo Sindicato dos Roteiristas americanos.
              Dando uma pausa na seqüência de prêmios, Anne Hathaway cantou "On my own", sem Hugh Jackman (quando ele foi o apresentador, os dois fizeram um número musical e era esperado o mesmo para este ano). Subiram ao palco, então, Russel Brand e Helen Mirrem. Os dois anunciaram o dinamarquês "Em um mundo melhor" como o melhor filme de língua estrangeira. Em seguida, Reese Whiterspoon subiu ao palco e anunciou o nome de Christian Bale como o melhor ator coadjuvante, por "O vencedor". Não surpreendeu ninguém.

Prêmios técnicos

              Na seqüência, vieram os prêmios técnicos. Hugh Jackman subiu ao palco com Nicole Kidman e os dois anunciaram a melhor trilha sonora, que foi para "A rede social", o segundo prêmio do filme na noite. Melhor edição de som e mixagem de som foram para "A origem". Os troféus foram entregues por Matthew McConaughey e Scarlett Johansson, que apareceu. A presença dela era uma incógnita, já que o seu pai está internado. Saindo de cena o casal, entrou Cate Blanchett para anunciar os vencedores de melhor maquiagem, que foi para "O Lobisomem" e figurino, que ficou para "Alice no país das maravilhas".
              Dadas as estatuetas, começaram as apresentações das músicas indicadas a melhor canção original: "We belong together", de "Toy Story 3" e "I see the light", de "Enrolados". Em seguida, Jake Gyllenhaal e Amy Adams entregaram a estatueta de melhor documentário de curta-metragem para "Strangers no more" e melhor curta-metragem para "God of love". Antes de anunciarem os indicados de melhor documentário, Anne Hathaway e James Franco brincaram e chamaram um vídeo que colocava os diálogos dos filmes como se fossem parte de um musical. O vídeo cômico soou como uma crítica à ausência de musicais no ano passado. "Eu estava dormindo? Houve algum?", disse Anne.
              Oprah Winfrey foi quem anunciou o prêmio de melhor documentário. "Lixo extraordinário", sobre o trabalho do brasileiro Vik Muniz no lixão de Gramacho, concorria, mas perdeu para "Inside job", que era mesmo o favorito. Mal deu tempo para os brasileiros lamentarem e Anne Hathaway anunciou uma surpresa: o humorista Billy Cristal, que já apresentou o Oscar várias vezes. Super aplaudido, ele entrou no palco para chamar um vídeo sobre a história da cerimônia. Pouco comovente, a festa voltou a ter ritmo com os atores de "Sherlock Holmes", Robert Downey Jr. e Jude Law. Eles deram o prêmio de edição para "A rede social" e melhores efeitos visuais para o filme "A Origem". Mais um prêmio técnico para o longa de Christopher Nolan.

Últimos da noite

              Mais cantoria. Jennifer Hudson apresentou as duas músicas restantes: "If I rise", de "127 horas", e "Coming home", de "Country song". Esta última cantada por Gwyneth Paltrow, aparentemente nervosa, mas educadamente aplaudida pela platéia. Aproveitando o gancho, o prêmio de melhor canção original foi entregue para "We belong together", de "Toy Story 3". Em seguida, um dos momentos mais aguardados da noite: Celine Dion entrou no palco para cantar "Smile", enquanto aparecia no telão o clássico vídeo com os grandes nomes do cinema mortos no ano anterior. Houve então uma homenagem especial à Lena Horne, anunciada por Halle Berry.
              Foi Hilary Swank e Kathryn Bigelow quem apresentaram o prêmio de melhor diretor. Tom Hooper, por "O discurso do rei", foi o vitorioso. Na seqüência, Annete Bening apresentou outro vídeo-homenagem, dessa vez aos vencedores do Oscar honorário. Ela saiu do palco, porque agora era a hora do prêmio de melhor atriz, que ela também concorria. Jeff Bridges entregou a estatueta à Natalie Portman, por "Cisne Negro". Na ordem lógica das coisas, Sandra Bullock entregou o prêmio de melhor ator ao Colin Firth, por "O discurso do rei".
              Para o prêmio mais importante da noite, o de melhor filme, subiu ao palco ninguém menos do que Steven Spielberg. Concorriam dez filmes, mas o vencedor foi "O discurso do rei". A festa terminou como começou: sem nenhuma surpresa.

Os atores premiados da noite: Christian Bale, Natalie Portman, Melissa Leo e Colin Firth.

Com adaptações a partir do texto disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário