sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"A Rede Social": muito mais que um filme sobre o Facebook


É engraçado como as opiniões e gostos das pessoas podem ser divergentes em relação a uma obra de arte. Com o cinema a coisa não é diferente e pode render longas discussões a respeito da qualidade de um filme e se ele merecer ser assistido. Digo isto porque muitos de meus amigos apreciadores da sétima arte ao lançarem críticas não muito positivas quanto ao filme “A Rede Social” me induziram a adiar a assistência à nova produção do cineasta americano David Ficher. Numa época em que a safra de filmes atingiu excelentes níveis de qualidade, é realmente difícil classificá-los como melhor filme ou não.

              O certo é que nesta semana, após relutar por muito tempo, comprei o DVD “A Rede Social”, assisti-o e me surpreendi com sua qualidade. O filme me deixou extasiado pela sua capacidade hipnotizante que a meu ver é o resultado de um roteiro muito bem escrito e de uma direção primorosa. A atmosfera do filme é tão envolvente que o espectador dificilmente sentirá cansaço. Isso graças a uma trilha sonora e a uma fotografia que traduzem muito bem aquilo que os personagens do filme estão sentindo. Não tive como não me emocionar na cena em que o protagonista do filme leva um fora de sua namorada e sai correndo pela rua ao som de uma trilha sonora que beira o suspense e o terror.

              A propósito, o filme apresenta um nerd chamado Mark Zuckerberg que não tem habilidades sociais, mas querendo se tornar descolado. Um par de gêmeos mauricinhos com dinheiro e ideias, mas não espertos o bastante para executá-las. Um brasileiro estudando em Havard com mau gosto para roupas e movido pelo eterno impulso de satisfazer o pai. Bem-vindo a era das relações de mentirinha de "A rede social", em que as emoções e expressões estão apenas a um toque de distância.

              Dirigido por David Fincher ("O curioso caso de Benjamim Button" e "Clube da luta"), a partir de um roteiro de Aaron Sorkin ("Jogos de poder" e a série de TV "The West Wing"), baseado no livro "Bilionários por acaso", de Ben Mezrich, o filme tem como mote o nascimento do Facebook, mas seria reducionista demais dizer que trata apenas dos bastidores da criação de um site.

Retrato de uma geração

              "A rede social" aspira, e consegue em boa parte do tempo, ser o retrato de uma geração que nasceu com o boom da internet e, ao chegar à idade adulta, descobre que a interação humana não é necessária para haver interatividade.

              O filme começa com diálogos incessantes e pouco importa do que se depreende deles. O objetivo é entender que os jovens se interessam por informação -- em grande quantidade, pouco importa sua qualidade ou profundidade. O mesmo se aplica aos relacionamentos, sejam amorosos ou simples amizades.

              Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg, de "Zumbilândia") difama sua namorada Erica (Rooney Mara) na internet depois de levar um fora dela. Não bastasse isso, inventa um site onde garotas "competem" por votos para serem escolhidas as mais bonitas de Harvard.

              O que começa com uma brincadeira, se torna alvo de um processo milionário envolvendo a criação de um site de relacionamentos que mais tarde viria a ser -- e é até hoje --conhecido como Facebook. Ele enfrenta os gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss (Armie Hammer) e o brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfield), sempre com a mesma pose parte blasé, parte nerd.

Thriller

              Zuckerberg é uma figura paradoxal. Com pouco trato para laços sociais, se torna o criador do site de relacionamentos mais usado do mundo. Apesar de manter os nomes reais dos personagens, o filme de Fincher não se preocupa em ir, no que se refere à questão de biografia, além daquilo que já se conhece da repercussão da criação do site, dos processos e tudo o que os envolvem.

              O diretor cria "A rede social" com um thriller sobre disputas intelectuais e relacionamentos reduzidos a códigos de computação. Logo de início, é Eduardo que ganha a simpatia do público como um personagem frágil e sempre preocupado em não decepcionar seu pai. Mark, ao contrário, é sutilmente arrogante, com olhar soturno parece não deixar de analisar nenhum ângulo de qualquer situação -- o que parece transformá-lo numa figura fria e calculista.

              Só com a entrada de Sean Parker (Justin Timberlake), Mark vai se convencer da possibilidade de ganhar dinheiro com o site. Sean, um dos criadores do Napster, que revolucionou a forma como as pessoas distribuem música, ganha a confiança de Mark com seu modo divertido e bon vivant, e eles se tornam parceiros.

Olhar sagaz

              Fincher sempre foi um diretor de apuro técnico o que, muitas vezes, esfria seus filmes ou deixa as emoções enterradas bem lá no fundo. Aqui essas características são bem pertinentes. Os jovens criadores do Facebook são herdeiros -- ou porque não filhos? -- daqueles yuppies depressivos de "Clube da luta". Se distribuir socos era uma forma de interação social no filme de 1999, aqui, uma conexão com a internet pode trazer efeitos mais perigosos do que uma noite de troca mútua de sopapos.

              "A rede social" é um daqueles filmes que chegam a ser assustadores por serem capazes de captar com tanta sagacidade o momento em que vivemos. Daqui a alguns anos, quando outras obras se debruçarem novamente sobre esse período, provavelmente o retratarão com senso mais crítico -- mas sem o frescor e a confusão de levar para a tela a vida do lado de fora do cinema naquele momento.

Oscar 2011

              “A Rede Social” recebeu um total de oito indicações ao Oscar 2011, entre elas, a mais importante da noite de premiações - a de Melhor Filme do Ano. As outras nominações foram: Melhor Diretor; Melhor Ator para Jesse Eisenberg, que interpreta o CEO Zuckerberg; Melhor Roteiro Adaptado; Melhor Fotografia; Melhor Edição; Melhor Trilha Sonora Original; e Melhor Mixagem de Som.

               No último dia 16 de janeiro, o filme saiu como um dos grandes vencedores da premiação do Globo de Ouro, que aconteceu em Beverly Hills.  Das seis nomeações, o filme garantiu quatro: Melhor Filme de Drama, Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro e Melhor Diretor.
              
               Acredito que o filme terminará levando os prêmios principais porque ele trata de um tema muito atual. Não somente por isso, mas o filme também é muito bem feito e mercê os prêmios. Logicamente que a escolha este ano não está nada fácil porque entre os concorrentes há trabalhos tão bons ou até melhores do que “A Rede Social”. Só nos resta aguardar a noite do próximo dia 27 de fevereiro para sabermos o resultado das premiações.

(Com adaptações a partir do texto de Alysson Oliveira, do Cineweb)

Assita o trailler do filme abaixo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário