segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Horror ou Terror? Qual a cena mais grotesca que você já viu no cinema? Compartilhe!

Salve salve seguidores do meu blog!

               Ufa! Mais um dia de trabalho e quase deixaria de postar algo por aqui. Entretanto, como firmei um trato comigo e com vocês, aqui estou eu para fazê-lo. Bem, convesinhas e brincadeiras à parte, vamos ao que interessa. (srs...) Let's go to the chase!!!

Jack Nicholson em "O Iluminado" (1980) de Stanley Kubrick

              Na semana passada estava eu a assistir um filme supostamente classificado como terror, mas o engraçado é que em nenhum momento experiementei qualquer sentimento de medo ou tomei um mínimo susto. O que será que anda acontecendo com alguns filmes de hoje? (O filme em questão é "O Último Exorcismo" lançado no Brasil este ano). O trailer é muito emocionante e te faz querer assistí-lo. Somente isso. Aconselho a não se enganarem como eu. Vejam o trailer.


              Sinto falta daquela vontade que a gente tem de entrar no filme para acabar com a raça do vilão. Estou cansado de filmes de terror que não me dão medo. Quero assistir e reassistir aos filmes do Stanley Kubrick. Só ele mesmo, um grande mestre do cinema e que Deus o tenha, para ter feito o melhor filme de terror de todos os tempos, "O Iluminado"(1980) com o excelente Jack Nicholson. Não me canso de ver esse filme e a cada vez que assisto, tomo uns sustos magníficos.
              Deixando os filmes de terror de lado, outro gênero que me chama a atenção é o de filmes de horror. Nesse gênero o que move as personagens são o medo do sobrenatural, dos fenômenos muitas vezes inexplicáveis e que por um certo motivo nos fascina. O horror não está nas cenas com excessos de sangue como fazem os filmes de terror, mas sim no mal que está à espreita e no medo e na violência cruel sofrida pelos personagens.
              As cenas de violência mais grotescas que já presenciei em filme estão em "Irreverssível"(2002), filme francês com Vincent Cassel e sua esposa na vida real, Monica Bellucci. O filme narra, de trás para frente, a história de uma vingança. A primeira seqüência mostra dois amigos desesperados, Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex (Monica Bellucci), a atual namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar como Marcus e Pierre descobriram o nome do autor do crime, recuando até o próprio estupro e os eventos que o antecederam.


              Outro filme que apresenta não só uma, mas várias cenas grotescas é "Cama de Gato" (2002), filme brasileiro com Caio Blat. Há nele também uma cena de estupro seguida de assassinato que choca expressivamente o espectador. O filme conta a história de Cristiano (Caio Blat), Gabriel (Cainan Baladez) e Francisco (Rodrigo Bolzan), três amigos que moram em São Paulo, que assim que concluem o ensino médio decidem sair pela noite em busca de diversão. Em sua tentativa de se divertir a todo custo eles acabam estuprando e matando uma adolescente.


              Como pode ser percebido, os dois últimos filmes mencionados não são filmes fáceis de se digerir. Até mesmo os cinéfilos mais experientes podem experimentar sensações sinistras, novas e diferenciadas a cada sessão. Imagino que os filmes de horror foram feitos para quem realmente tem nervos de aço. Portanto, assita quem aguentar.
               Em conclusão, vamos aproveitar este espaço para compartilharmos as cenas mais grotescas que já vimos no cinema. Deixe aqui o relato da sua experiência acompanhado com o nome do filme e uma foto. Por exemplo, no caso do filme "O Iluminado" a cena que me assusta mais é quando o menininho Danny Lloyd pedala o seu velotrol ao longo de um tapete vermelho em cujo final há duas menininhas fantasmas. O diretor, enquanto isso, aproveita para alternar as pedaladas do personagem com os ruídos da trilha sonora. Não há quem não sinta medo. Haja resistência cardíaca! Confira abaixo a cena  e os traillers dos filmes citados nessa postagem! Abraço a todos e aguardo!




Ps.: Leiam um artigo sobre filmes de horror em: http://www.mnemocine.com.br/oficina/horror.htm e para saberem mais sobre o filme "O Iluminado", visitem


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário